Atualizada em 14/02/2014 - 12:30 h Imepi

Novo posto de selagem de Teresina já está em funcionamento

 Para atender a frota do Piauí e de estados vizinhos, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) autorizou a instalação e funcionamento de um novo posto de verificação de ensaio e selagem de cronotacógrafo (equipamento que registra a distância, o tempo e a velocidade em veículos utilizados no transporte de carga), localizado na zona Sul de Teresina. O posto, que já está funcionando desde a última quarta-feira (12), está atendendo empresas e/ou pessoas físicas que possuam veículos portadores desse equipamento e que precisem efetuar regularização.

Além da veículos utilizados no transporte de carga, estão incluídos também a verificação de transportes escolares, de passageiros e de produtos perigosos a granel com peso superior a 4.590 kg (caminhões-tanque, ônibus, vans, etc). A verificação é obrigatória desde 2010 e deve ser realizada a cada dois anos, em postos autorizados pelo Imetro.

“A verificação metrológica realizada pelo Inmetro é a garantia de que os dados registrados no tacógrafo estão ocorrendo corretamente, assim como a selagem garante que o mesmo não seja adulterado, garantindo mais segurança nas ações de trânsito”, afirmou Messias Júnior, diretor-geral do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), órgão delegado do Inmetro no estado.

O tacógrafo é considerado a “caixa preta” do veículo, pois fornece às empresas o registro de medições de tempo (andando e parado), velocidade, distância, garantindo direitos trabalhistas tanto ao empregador como ao empregado. Os discos ou fitas dos tacógrafos ficam arquivados nas empresas durante cinco anos e, em caso de acidentes de trânsito, pode ser recolhido por autoridades policiais ou peritos para análise dos registros.

O posto de ensaio e selagem de cronotacógrafo está localizado na av. Pref. Wall Ferraz, 15300, BR 316, km 9,5, bairro Angelim. Mais informações através do fone (86) 3227 7519 ou e-mail: humberto.pecas.teresina@gmail.com.
Edição: Luiz Carlos  |  Fonte: Ccom