APPM





CULTURA


Piauí é contemplado com o Pronatec Cultura Primeiros cursos serão ofertados em Teresina, Floriano, Parnaíba e Bom Jesus


Atualizada em 21/01/2014 - 11:53 h Tamanho da Fonte: 14    

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai abranger o setor cultural. Seguindo previsão no Guia Pronatec de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), a formação profissional técnica para trabalhadores de cultura oferta cursos de Agente Cultural, alfaiate, artista aéreo, assistente de camarim, assistente coreógrafo, assistente de produção cultural, auxiliar de cenotécnica, brincante de rua, cantor popular, contrarregra, costureiro, dublador, editor de animação, editor de projeto visual gráfico, editor de vídeo, eletricista de teatro e audiovisual, equilibrista, figurinista, fotógrafo, iluminador cênico, mágico, malabarista, manipulador de formas animadas, maquinista, operador de áudio, regente de banda, regente de coral, entre outras.

Para Teresina e interior do estado, no Eixo Produção Cultural/Design, serão oferecidas vagas para 12 cursos nessa primeira etapa. Teresina abriga os cursos de Figurinista (20 vagas); Assistente de Produção Cultural (25 vagas); Assistente de camarim (20 vagas); Maquiador cênico (25 vagas); Editor de Projeto Visual Gráfico (20 vagas) e Iluminador cênico (25 vagas).

No interior, serão disponibilizados cursos de Operador de áudio (20 vagas), Iluminador cênico (20 vagas). Parnaíba recebe os cursos de Sonoplasta (20 vagas) e Operador de áudio (20 vagas) para Floriano. Bom Jesus terá o curso de Agente Cultural (25 vagas) e Campo Maior, o de Agente Cultural, também para 25 vagas.

Os cursos oferecidos terão carga horária de 160 horas e serão realizados nas unidades Teresina - Centro Cultural Theatro 4 de Setembro, Teatro do Boi e Casa da Cultura de Teresina. No interior serão realizados nas Casas de Cultura mantidas pelo Governo do Estado, através da Fundac. Para ingressar nos cursos, os interessados deverão ter 16 anos completos, com ensino médio completo ou em andamento.

Além da formação técnico profissional, adquirida através da oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), os alunos receberão uma Bolsa-Formação Trabalhador. Os beneficiados pela Bolsa-Formação Trabalhador terão direito a vagas gratuitas, a todos os insumos necessários ao pleno desenvolvimento do aprendizado (inclusive material didático e escolar) e a assistência estudantil relativa à alimentação e ao transporte de ida e retorno do local em que as ofertas são realizadas. Os parceiros demandantes iniciais do Bolsa-Formação são o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através do Sine; o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); o Ministério da Defesa (MD); o Ministério do Turismo (MTur) e as Secretarias Estaduais da Educação.

A Primeira Fase do Pronatec Cultura (I), em Teresina e nas cidades do interior, já selecionadas, ocorre de março a junho de 2014. O Pronatec Cultura II (Segunda Fase), que será realizado, no segundo semestre, de julho a novembro, ofertará outros cursos. A Fundação Cultural do Estado (Fundac), se enquadra no Programa de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Bolsa-Formação Trabalhador e será responsável pela coordenação dos cursos ministrados no estado. As demandas aos cursos em 2014 terão dois ofertantes, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Sest/Senat.

Para o coordenador do Pronatec Cultura local, Francisco Pellé, o Programa visa promover formação técnica, fazendo recorte na área da cultura em que há uma defasagem de profissionais, “não tem muita formação. O Pronatec Cultura visa capacitar esses jovens a desenvolverem uma profissão na área da cultura e abrir empregabilidade no ramo que exige um novo quadro de profissionais para esse mercado específico”, defende.

A pré-matrícula ao Pronatec Cultura pode ser feita na sede da Fundac, Praça Marechal Deodoro da Fonseca, Centro, com o coordenador Francisco Pellé. Os documentos necessários, Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. A matrícula, no segundo momento, será feita pela internet, diretamente com os ofertantes dos cursos. Informações pelo telefone 3221 7666.


Fonte: Ccom  |  Editor: Luiz Carlos



COMENTAR


MUNICÍPIOS

EVENTOS

Mais Eventos »


TWITTER

Twitter »


© 2014. | Portal Piauiense de Notícias| Todos os direitos reservados. Diretor: Moura Portela • Editora: Livia Barradas • Responsável Técnico: Fernando da Mata- Teresina - PI Telefone: (86) 3304 2011